• admin
  • Uncategorized
  • No Comments

Medir os impactos sociais – Social Life Cycle Assessment

Por certo, já está familiarizado com a Avaliação de ciclo de vida (ACV, ou LCA em inglês), uma metodologia que permite quantificar os impactos ambientais associados a um produto ou serviço ao longo do seu ciclo de vida. Ora bem, o Social Life Cycle Assessment (S-LCA), como o nome indica, permite quantificar os impactos sociais ao longo do ciclo de vida de um produto. O S-LCA fornece aos decisores informação relevante sobre os aspetos sociais e socioeconómicos que o LCA não considerava.

O S-LCA, tal como o LCA, tem uma estrutura de avaliação sistematizada que combina dados quantitativos e qualitativos. O método pode ser aplicado isoladamente ou em combinação com outras metodologias.

As categorias ou subcategorias dos impactos são aquelas que afetam, do ponto de vista social, diretamente negativa ou positivamente as partes interessadas durante o ciclo de vida, tais como direitos humanos, condições de trabalho, saúde e segurança, património cultural, governança ou repercussões socioeconómicas.

Embora ainda não esteja no mesmo estágio de nível científico e metodológico do LCA ambiental, esta avaliação fornece informações valiosas, ao identificar hotspots do ponto de vista social, oportunidades de melhoria e potenciais riscos à reputação das empresas.

A base desta análise é em grande parte a estrutura para a avaliação do ciclo de vida ambiental (LCA) e inclui quatro fases: Objetivo e scope, inventario do ciclo de vida, avaliação do impacto do ciclo de vida e interpretação.

A primeira fase do estudo são então os objetivos e o scope, onde são determinados o propósito, o objeito e a estrutura metodológica. É crucial pois terá um impacto na forma como o estudo vai ser conduzido e nos resultados.

O inventario social do ciclo de vida é a recolha de dados para todos os processos unitários dentro dos limites do sistema.

A terceira fase é aquela onde se calcula, compreende e avalia a magnitude e significância dos potenciais impactos sociais. Pode ser aplicado para analisar os impactos sociais potenciais atuais ou passados ​​associados a um sistema ou para prever futuros impactos sociais potenciais de um sistema em evolução ou atualmente inexistente.

Por fim, a interpretação é a fase onde são revistos e analisados os dados e resultados obtidos. Quando o estudo é concluído, os resultados são verificados e discutidos em profundidade, formulando-se conclusões e estabelecendo uma excelente base para tomada de decisão quer na gestão de topo, no desenvolvimento de produto, na melhoria do processo ou na comunicação.

 

Fontes:

Vasconcelos (2021), “Life Cycle Assessment: uma ferramenta para a sustentabilidade”.

Life Cycle Iniciative, “Social Life Cycle Assessment (S-LCA)”.

Life Cycle Iniciative, “Guidelines for Social Life Cycle Assessment of Products”.

Wat carbon (2020), “Avaliação de impactos: quais os impactos – positivos e negativos – da sua empresa?”.

Cebds (2016), “Entenda a importância de práticas de avaliação do impacto social nos negócios”.

Author: admin

Leave a Reply