HUMB. Consulting > Services > Consultoria > Green Reporting

Green Reporting

O relatório de sustentabilidade é uma ferramenta que cada vez mais empresas utilizam para comunicar com a maior transparência o seu desempenho nos pilares social, económico e ambiental.

Relatório de sustentabilidade

Porque é que a sua empresa deve elaborar e publicar um relatório de sustentabilidade anual?

  1. Antecipar a regulamentação

Na União Europeia, a partir de 2023, vai tornar-se obrigatório a publicação de relatório de sustentabilidade para todas as grandes empresas e também as PMEs cotadas em bolsa. As restantes (para já) ficam de fora. Todas as empresas têm ao seu dispor, neste momento, a oportunidade de se prepararem para as novas regulamentações de reporting de sustentabilidade, antecipando-se no compromisso da transparência e contabilidade não-financeira.

  1. Colocar a sustentabilidade na agenda da empresa

A sustentabilidade passou a ser um fator critico de competitividade para o negócio. O relatório de sustentabilidade, sendo uma ferramenta estruturada, testada e universal,  torna-se fundamental no desenvolvimento de uma estratégia de sustentabilidade, pois apoia a organização a obter informações consistentes sobre os impactos positivos e negativos da sustentabilidade.

  1. Construir credibilidade através do reporting

Publicar relatórios de sustentabilidade é um meio que as organizações têm para aumentar a sua reputação e construir credibilidade. Através desta ferramenta mostram ao mercado e aos seus stakeholders (clientes, fornecedores, colaboradores, financiadores, reguladores, etc.) que colocam foco nos principais temas da sustentabilidade do negócio e que gerem de forma credível os riscos e oportunidades de médio-longo prazo.

  1. Criar um ciclo virtuoso de melhoria de desempenho

As organizações que se envolvem na elaboração de relatórios de sustentabilidade conseguem compreender melhor as motivações dos seus stakeholders e qual a melhor forma de lhes entregar valor. Esta abordagem cria um ciclo virtuoso que contribui para a melhoria de desempenho do negócio. Os investidores estão a valorizar as empresas que incorporam o reporting de sustentabilidade na sua atividade, na medida em que estas se tornam mais resilientes e procuram criar riqueza perdurável.

Relatórios de sustentabilidade

Na Humb auxiliamos as empresas a elaborarem e publicarem os seus relatórios anuais de sustentabilidade segundo as guidelines da GRI.

O GRI Standards  é o principal referencial usado internacionalmente para reporting não-financeiro.

Reporting não-financeiro

  • Desempenho económico
  • Desempenho ambiental
  • Desempenho social

Comunicar com os stakeholders de forma transparente para aumentar a reputação do negócio.