• admin
  • Business, Gestão, Inovação, Negócio, Organizações, Success, Sustentabilidade
  • No Comments

Como criar uma cultura de Sustentabilidade

A discussão sobre a gestão do negócio debruça-se maioritariamente sobre a componente estratégica. A estratégia é, sem dúvida, uma componente fundamental dos negócios, é o que os norteia. A estratégia aponta um caminho e como lá chegar.

Há uma outra componente cuja importância é recorrentemente desvalorizada: a cultura organizacional.  Muitos líderes descuram a importância da cultura organizacional, simplesmente ignorando-a ou delegando a sua gestão no departamento dos recursos humanos. A cultura organizacional, se bem gerida, pode ajudar a alcançar os objetivos traçados pela estratégia e preparar uma organização para o futuro. A cultura reflete-se nos valores, nas normas e principalmente nos comportamentos do dia-a-dia. Peter Drucker referiu que “a cultura come a estratégia ao pequeno-almoço”. Não importa o quão sólida é a estratégia, se as pessoas que a vão executar não nutrirem a cultura apropriada, isso pode ditar o insucesso do negócio. Isto revela a importância do comportamento humano na condução do negócio, quer seja nas tarefas de rotina ou em situações críticas perante desafios maiores.

Numa altura em que as organizações já estão a incorporar a sustentabilidade na estratégia do negócio, é vital que se crie e desenvolva uma cultura de sustentabilidade em toda a organização, o Eco-Thinking. Criar uma cultura sustentável não passa (apenas) por integrar a gestão ambiental no departamento da Qualidade, desenvolver essa cultura não acontece da noite para o dia, pode mesmo demorar anos. Mas vale a pena o investimento, e quanto mais cedo começar, mais cedo colherá os seus frutos. Siga os 10 passos para criar e desenvolver uma cultura de sustentabilidade:

  1. Integre a sustentabilidade no propósito, na missão, na visão e nos valores do negócio.
  2. Incorpore de forma sólida e coerente a sustentabilidade no modelo de negócio e na estratégia do negócio.
  3. Comunique de forma clara a toda a organização o quão sustentável a empresa é hoje e o quão sustentável pretende que ela seja nos próximos anos. E o contributo que espera da sua equipa para tal.
  4. Dê o exemplo: “Walk the talk” em tudo o que conseguir, sempre.
  5. Forme os seus líderes e toda a equipa em sustentabilidade. Pegada carbónica, Green House Gas Protocol ou Economia circular devem ser temas familiares a toda a organização.
  6. Reconheça e apoie os líderes internos capazes de proceder à transformação verde.
  7. A organização deve funcionar sistematicamente de forma sustentável. Para tal, implemente a gestão por processos sustentáveis: Eco-design, Green Supply-chain, Green Operations, Green Services, Eco-Innovation.
  8. Formalize a sustentabilidade, criando job descriptions, job titles e até departamento de sustentabilidade, se necessário.
  9. Inspire e incentive as práticas sustentáveis na organização e na vida pessoal da equipa.
  10. E por ultimo, não vacile na hora de tomar decisões difíceis. Privilegie o médio-longo prazo em detrimento de potenciais ganhos imediatistas que ponham em causa os valores que andou a pregar.
Author: admin

Leave a Reply