• admin
  • Awards, Business
  • No Comments

Carbon offsetting: licença para poluir?

Os projectos de florestação começam a surgir um pouco por todo o lado como resposta à crise ambiental. Por vezes, tal como as campanhas de limpeza das praias, surgem como sensibilização para mostrar a importância da preservação do Ambiente. Outras vezes, surgem como  medidas de compensação da pegada carbónica, o denominado carbon offsetting.

Ou como parte da estratégia de sustentabilidade?

Uma estratégia de sustentabilidade deve seguir um ciclo de 4 fases:

  1. Contabilização das emissões de gases de efeito estufa
  2. Estratégia de redução das emissões de gases de efeito estufa
  3. Compensação da pegada carbónica (carbon offsetting)
  4. Comunicar os impactes ambientais por meio de relatórios de sustentabilidade

O que esta sequência pretende transmitir é que o carbon offsetting deve ser implementado apenas após uma organização reduzir ao limite a sua pegada carbónica. Além disso, a compensação carbónica deve ser parte integrante de uma estratégia de sustentabilidade e não uma medida avulso quando nem sequer se quantificaram os impactes da organização.

É obvio que uma campanha de florestação como medida isolada não tem contra-indicações e é sempre benéfica para o planeta, mas enquanto medida de compensação carbónica ela não serve o propósito se a organização não conhece a sua pegada e se ainda não tentou reduzi-la ao máximo.

Uma organização deve primeiramente medir os seus impactes e depois deve concentrar todos os seus esforços na sua redução. Isso implica planeamento, recursos, gestão dos recursos, acção e tempo. Não é feito da noite para o dia e requer vontade, determinação e resiliência. Quando económica e tecnicamente não for mais viável reduzir a pegada então é tempo de a compensar. Essa compensação deve ser na mesma medida da pegada.  Se emite xis toneladas de CO2 por ano então deve compensar, pelo menos, essas mesmas xis toneladas de CO2 anualmente.

Fica evidente que o carbon offsetting não deve ser usado como uma licença para poluir por alguém que pouco ou nada fez para reduzir a sua pegada, usando esse mecanismo para lavar as mãos ou fazer parecer que tem responsabilidade ambiental

Author: admin

Leave a Reply